Qual a conexão entre Terapia Biográfica e Coloração Pessoal?
- Lorena Lamas
- 28 de abr. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de abr. de 2024
Muitas pessoas me perguntam o que tem a ver o trabalho de aconselhamento biográfico com a Coloração Pessoal.
Neste post explico por que estou atendendo com a Coloração Pessoal em Florianópolis.

Eu vejo uma conexão muito rica entre eles, mas também não vejo conexão alguma. É isso mesmo, pois depende da história de vida e do objetivo de cada um no caminho do autoconhecimento e autodesenvolvimento.
Quando, na história de vida de alguém, existe a necessidade de se fazer um resgate de autoestima relacionado com estética, um resgate de valores da essência feminina no sentido estético e também de se buscar pensar sobre as questões de autoimagem, a Coloração Pessoal tem tudo a ver com o Aconselhamento Biográfico. É um pequeno passo elegante, digamos assim, que traz muita autoconsciência e ajuda a pessoa a ter mais confiança e a se enxergar com outros olhos.
Aqui compartilho uma estória autobiográfica!
A principal conexão da Coloração Pessoal com a terapa biografia, que identifico, vem da minha vida mesmo, da minha história. Fui criada por uma mãe muito feminina e apaixonada por roupas, que gostava muito de se arrumar, de se enfeitar, de ir em lojas de tecidos e montar modelitos (os antigos looks). E depois, ir na costureira, tirar medidas e explicar como queria que a roupa fosse feita. Revistas de moda ou de corte e costura, com maneguins e moldes, eram comuns na minha casa. Minha mãe não costurava, mas era uma excelente designer e estilista amadora. E eu e minha irmã também ganhávamos roupas que ela idealizava e a costureira produzia.
Eu respirei esta atmosfera criada por ela durante anos e anos (principalmente no meu segundo setênio, dos 7 aos 14 anos), e adorava, mas também sofria muito quando este universo era criticado como fútil, leviano, sem valor. Não sabendo como acomodar essas críticas dentro de mim, e querendo me diferenciar pra não ser criticada também, eu desliguei isso em mim, na minha personalidade e na minha vida, levando muito tempo pra honrar o meu elo com o vestir, e assumir o valor que eu dou pra moda, e também como eu conecto isso ao meu bem estar. O bloqueio foi tanto que ainda enfrento barreiras internas pra fazer investimento em roupas, acessórios, maquiagens, etc. Mas é um processo evolutivo, e sinto que estou desabrochando!
O quanto esse trauma emocional me influenciou em diversas situações e escolhas eu nem consigo contabilizar… Certamente influenciou muitos comportamentos e também minha autoestima e autoimagem. Lembro de muitos desses momentos, com clareza: no ambiente de trabalho, em situações familiares, nas relações de amizade e amorosas.
Penso que a Coloração Pessoal me ajudou a resgatar essa Lorena, lá daquela fase, que tinha 10, 11, 12 anos de idade, e que curtia muito ir comprar tecidos, acompanhar a mãe na costureira, e principalmente, admirava e amava sua mãe e queria ser como ela. Me formar Colorista tem uma forte conexão com o meu processo biográfico e o fortalecimento da minha autoestima e a revisão da minha autoimagem. Também é o resgate de valores que eu escolhi esconder de mim mesma, por muito tempo.
Portanto trabalhar com Coloração Pessoal em Florianópolis, e com a consultoria de guarda-roupa, aliadas ou não ao trabalho de aconselhamento biográfico, é uma forma de contribuir para o processo de autoconhecimento e autodesenvolvimento das minhas clientes.
O mais importante é que estou montando uma caixa de ferramentas para auxiliar pessoas: aconselhamento biográfico, coloração, astrologia, tarot, yoga, ayurveda. Todos são interesses que eu tenho, saberes que eu respeito muito e que estudo constantemente para poder compartilhar nos meus atendimentos.
Se alguém precisa de uma sessão de coloração, mas não quer entrar num processo terapêutico de biografia, tudo certo. Eu consigo ajudar, só com a sessão pontual de coloração pessoal.
Se algúem precisa entrar num processo terapêutico de biografia, mas não quer fazer a coloração pessoal, tudo certo também. A Coloração Pessoal é um plus, quando a pessoa decide que é uma necessidade.
Se alguém deseja todas as opções, vamos, que a hora é agora! ;)
Obrigada por ter lido até aqui.
Bjs e até mais.
Lorena
Comments